Dermatologia Cirúrgica
Procedimentos
ELETROCOAGULAÇÃO
A eletrocoagulação consiste na destruição de lesões com o uso de um aparelho que produz uma faísca elétrica que destrói o tecido pela desidratação, ruptura e carbonização das células. A técnica é utilizada no tratamento de verrugas, ceratoses seborreicas e actinicas, pólipos, xantelasmas, dentre outras patologias cutâneas. O procedimento é feito através de uma corrente de alta frequência que emite centelhas elétricas que vão destruir a pequena lesão ou uma superfície de pele.
CRIOCIRURGIA
A criocirurgia utiliza o congelamento para tratar tumores, verrugas e lesões afins, tanto benignas quanto malignas. A técnica é realizada por meio do nitrogênio líquido, que diminui a temperatura dos tecidos ou das células. Em geral, a aplicação é feita através de um spray que borrifa um jato de nitrogênio líquido diretamente na lesão, ou por meio do congelamento de ponteiras encostadas no local a ser tratado.
BIÓPSIA
A remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer é chamada de biópsia. A amostra removida durante o procedimento é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos.
PEQUENAS CIRURGIAS
Retirada de pintas, verrugas, cistos, pequenos tumores, corpos estranhos (cacos de vidro, farpas de madeira), correção de cicatrizes, retirada de certos tipos de câncer de pele e correção de unha encravada são consideradas cirurgias de pequeno porte, e que não requerem internação hospitalar. É uma cirurgia indicada tanto para fins estéticos quanto nos casos de indicação médica.
Perfil
DRA. MARIANA BASTOS
CRM 31056 RS | RQE 27246
DR. PEDRO MARQUES
CRM 30674 | RQE 21864
“Ser Médico é ouvir com a alma
e atender com o CORAÇÃO.”