Dermatologia Clínica
Procedimentos
QUEDA DE CABELO
A queda de cabelo é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. Como a calvície pode ter várias causas, é importante que se consulte o especialista tão logo a queda comece a ocorrer. Assim, será possível definir o tratamento de forma individualizada.
MICOSES SUPERFICIAIS
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas e a candidíase.
ACNE E CICATRIZES DE ACNE
Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. A acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Dependendo da gravidade, pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. Existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de cicatrizes.
ALTERAÇÕES DAS UNHAS
As alterações nas unhas podem ser uma manifestação de uma doença sistêmica. A principal infecção das unhas é a onicomicose, causada por fungos, que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos. Existem também vários tipos de micoses.
DERMATITE SEBORREICA
A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo. É uma doença crônica, com causas ainda não totalmente conhecidas. A inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade. A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar a dermatite seborreica.
DERMATITE ATÓPICA
Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. A dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.
HIPERIDROSE
A hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, mesmo quando a pessoa está calma e em repouso. A hiperidrose pode decorrer por diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha. As áreas normalmente afetadas são virilha, nuca, axila e pescoço, mas o problema também pode ocorrer na face, pernas, glúteos e outras regiões.
PSORÍASE
A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, que apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Os sintomas da psoríase variam de acordo com o tipo da doença, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas escalonadas, pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas ou com caroços; inchaço e rigidez nas articulações.
MELASMA
Melasma são manchas acastanhadas, simétricas, de bordas irregulares e diferentes tamanhos, podendo atingir grandes áreas da face e também colo e membros superiores. Ocorre por exposição ao sol, associada à predisposição genética. Por ser muito mais comum em mulheres, acredita-se que exista um componente hormonal associado, podendo aparecer durante a gestação, mas também durante uso de anticoncepcionais, ou em mulheres em idade fértil de forma geral. Atinge com mais frequência pessoas de pele mais morena. É uma doença crônica da pele altamente recidivante.
PELOS ENCRAVADOS
Pelos encravados são fios que, ao invés de crescer, se curvam e penetram novamente na pele, causando uma inflamação. A condição é muito comum em pessoas negras, que possuem pelos naturalmente mais enrolados e grossos, ou em quem se depila frequentemente com cera ou lâmina. As áreas normalmente afetadas são virilha, nuca, axila e pescoço, mas o problema também pode ocorrer na face, pernas, glúteos e outras regiões.
ROSÁCEA
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que se assemelha à acne em algumas formas, e que acomete principalmente mulheres na fase adulta. Caracteriza-se por vermelhidão (principalmente na região central da face), telangectasias (pequenos vasos dilatados), lesões “tipo espinhas” e lesões mais altas e endurecidas. Nem todos os casos apresentam evolução passando por todos esses estágios e cada uma dessas fases necessita de um tipo de tratamento. Apesar da causa exata ainda nao estar completamente definida, sabe-se que alguns fatores podem exacerbar a rosacea, como por exemplo: alimentos codimentados, sauna, café, bebidas destiladas e comidas muito quentes.
CÂNCER DE PELE
O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente.
ELETROCAUTERIZAÇÃO
A eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico destrutivo usado para retirar alguns tipos de tumores benignos e alguns tipos de cânceres da pele. Na eletrocauterização, a lesão é carbonizada por eletricidade e calor. O material pode ser coletado e mandado para análise patológica ou não. Normalmente, este procedimento é usado para retirar hiperplasias sebáceas e ceratoses seborreicas.
BIÓPSIA
A remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer é chamada de biópsia. A amostra removida durante o procedimento é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos.
PEQUENAS CIRURGIAS
Retirada de pintas, verrugas, cistos, pequenos tumores, corpos estranhos (cacos de vidro, farpas de madeira), correção de cicatrizes, retirada de certos tipos de câncer de pele e correção de unha encravada são consideradas cirurgias de pequeno porte, e que não requerem internação hospitalar. É uma cirurgia indicada tanto para fins estéticos quanto nos casos de indicação médica.
Perfil
DRA. MARIANA BASTOS
CRM 31056 RS | RQE 27246
DR. PEDRO MARQUES
CRM 30674 | RQE 21864
“Ser Médico é ouvir com a alma
e atender com o CORAÇÃO.”